paz

quarta-feira, 18 de maio de 2011

É tempo de ceifar

Apocalipse 14
14-E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.
15-E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; é já vinda a hora de cegar, porque já a seara da terra está madura.
16-E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi cegada.
17-E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
18-E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.
19-E o anjo meteu a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus.
20-E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

Texto áureo:
Lucas 10
2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
Jeremias 8
20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

Verdade central:
Apesar das nossas muitas imperfeições e defeitos, nós somos o único elo de ligação com mundo, que o pode avisar do juízo e da condenação eterna!
É apenas por esse motivo que ainda permanecemos neste mundo, senão já a muito que teríamos sido levados para a presença de Deus!

Objectivo:
Compreender que o nosso testemunho neste mundo, além de precioso para Deus, é fundamental para a humanidade, ele não ficará sem galardão!

Esboço:
A seara é grande mas poucos os ceifeiros

•    É preciso erguer os olhos para ver as necessidades.
•    Existe serviço para todos.
•    Deus usa pessoas com iniciativa.
A principal ocupação dos salvos:
•    Semear a boa semente.
•    Colher o precioso cereal
•    Sua mensagem “ARREPENDEI-VOS O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”
As consequências da falta de ceifeiros
•    A perda, apodrecimento da maior parte do cereal.
•    O clamor dos perdidos.
Perguntas para reflexão:
•    Será que o número dos remidos já está completo?
•    Não haverá mais almas por salvar?
•    Onde estão os ceifeiros?
•    Que acontecerá ao mundo (ceara), devido a falta de ceifeiros?
•    Quais serão as consequências para os servos negligentes?
A ceifa dos cachos de uvas, lançados no lagar da ira de Deus:

A triste realidade:

Introdução:

Quantas vezes, nós não temos visto irmãos, que no início da sua vida/carreira cristã, (no primeiro amor) são tão diligentes, animados e interessados na obra do Mestre, que de forma incansável, após o seu horário de trabalho, levam a Palavra e o conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo aos outros, mas com o passar do tempo, passado alguns anos, com mais preparo e conhecimento espiritual, ao invés de serem mais fortes e constantes na obra do Senhor, são tomados pelo desânimo, esfriam na fé e deixam de evangelizarem os outros, distribuírem literatura, convidarem pessoas para as reuniões, de ajudarem pessoas com necessidades espirituais, como faziam anteriormente!

Acabando por se acomodarem espiritualmente, muitos pensam: “Afinal não vale a pena ninguém mais quer saber de Jesus”. Começam a faltar as reuniões e não admitem sequer que alguém os aconselhados ou admoeste no Senhor! Se porém insistem muito com eles, logo abandonam ou mudam de congregação.

A seara é grande mas poucos os ceifeiros:

É preciso erguer os olhos para ver as grandes necessidades deste mundo.
Normalmente os nossos olhos estão presos as nossas próprias necessidades, aos nossos problemas, nossa visão é na maioria das vezes terrena, sem nenhuma amplitude ou alcance espiritual!

Somos convocados a ceifar e existe serviço para todos! Os discípulos serão sempre poucos, ainda que todos se juntem para a colheita.

Existe milhões de pessoas neste mundo, que nunca ouviram falar do amor de Jesus! Esses milhões nós cercam, eles trabalham connosco, são nossos familiares, amigos, colegas, vizinhos, se cruzam connosco diariamente nas ruas, pessoas que quando conversamos com elas, “riem para não chorar”, pessoas que estão desesperadas, que vivem cheios der problemas existenciais, angustias, temores e insegurança quanto ao futuro.

Ilustração:
- Certa vez um irmão referiu, que depois de terem decidido na assembleia de igreja, saírem para evangelizar os problemas, que existiam entre eles terminaram!

Ilustração:

- Certa patrão, querendo empregados que possuísse iniciativa e prontidão no trabalho, possuía uma técnica para os eleger, ele mandava chamar todos candidatos e quando todos estavam numa sala para serem entrevistados ele entrava e atirava um papel amarrotado em direcção ao caixote do lixo, mas errando o alvo e acontecia que o primeiro de todos que tomasse a iniciativa de o apanhar do chão e o colocasse no lixo, era de imediato contratado!

A principal ocupação dos salvos: Fazer díscipulos:

Afirmação:

Nós Somos a geração eleita, preparada por Deus para anunciar as boas novas do evangelho! Somos a luz deste mundo! Os ministros da reconciliação, separados por Deus, para preparamos o caminho do Senhor, para avisarmos os homens da proximidade do reino dos céus!

Ilustração:

Conforme relatou um certo missionário na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, o desejo de ouvir o Evangelho é tão grande, entre um povo que eu visitei recentemente, que se houvessem comigo mais obreiros trabalhando ali, conversões aconteceriam em massa.
Um dos seus apelos era: Caso as almas não se colham a tempo, muitas se perderão.

A colheita nesta ilha será grande, se os ceifeiros chegarem a tempo”.

Disse ainda, graças a Deus, que nem tudo está perdido! Hoje é o tempo de colheita e os frutos estão em todo o mundo, a espera de serem colhidos. Eu estou disposto a ir. Porém, quem irá comigo? Se for necessário irei sozinho, ceifar o precioso cereal?

Pensamento:

Milhares de pessoas são engodadas diariamente pela astúcia de Satanás, e estes parte diariamente a uma eternidade sem Deus, mas onde estão os ceifeiros? A sega, época de colheita dos frutos está terminando e muitos ainda continuam clamando: Nós não estamos salvos!

O mundo precisa urgentemente ( de ti), de pessoas que tragam socorro e auxílio, palavras de vida e de amor, que estimulem os outros com palavras de salvação!

Este é o grito da maioria das pessoas em todo o planeta, será que isto não comove o coração dos filhos de Deus? Será que não os incomoda o facto do mundo clamar confusa por salvação, na escuridão das trevas!


As consequências da falta de ceifeiros
Jeremias 8
20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

Pensamento:
No dia do juízo, muitos dos nossos vizinhos, amigos e colegas se levantaram contra nós e nos acusaram com as seguintes palavras: Porque nunca me avisastes condenação eterna, não era teu conhecido, teu amigo, Eu estava na esquina de tua casa, porque não me falastes do Senhor Jesus, porque não te importaste comigo! Não me deste pão do céu, não me vestiste de trajes de justiça, não te importaste com a minha vida frágil e sofredora, não tivestes paciência comigo, e agora passou a sega, findou o verão e eu não estou salvo, e agora vou para o inferno porque não me ajudastes!

Ilustração sobre Spurgeon:

Certa feita um grupo de estudantes ficou intrigado com o sucesso de Spurgeon, e resolveu marcar uma entrevista para descobrir o segredo que o tornava tão bem sucedido no seu ministério, então Spurgeon os conduziu pelo salão da igreja e eles achando que iam dar em alguma biblioteca repleta de livros de onde Spurgeon tirava seus recursos para o seu êxito ministerial, mas se surpreenderam quando Spurgeon abriu uma porta no porão da igreja e apresentou-lhes uma porção de irmãos com seus joelhos dobrados intercedendo. Então disse a eles: "Isso faz com que minha igreja tenha êxito, enquanto eu falo de DEUS eles falam com DEUS!"

São os irmãos de joelhos que mantém uma congregação em pé!

Exortação:

Irmãos não se esqueça, hoje podemos fazer algo por eles, mas amanhã certamente será tarde!

Se Jesus nos chamasse agora à sua presença, a nossa colheita qual seria nossa colheita?

Talvez apenas alguns grãos de trigo? Quão triste é as pessoas salvas não entenderem o propósito de suas vidas neste mundo!

Conclusão:

Se nós nada fizermos, não haverá esperança para este mundo perdido!

Infelizmente o ser cristão nascido de novo não significa ser um ceifeiro, obreiro, discípulo de Jesus!

A ceara (preciosas almas humanas), estão passando, a sua idade está avançando, sem qualquer esperança, o precioso cereal (trigo/almas), se está perdendo por falta de ceifeiros fiéis! A ceara é realmente grande mas são poucos os ceifeiros!

Na agricultura, todas as actividades devem ser realizada com fidelidade, dedicação e muita atenção. Para que os frutos não venham a passar/apodrecer pela negligência dos trabalhadores na colheita.

Existe uma enorme falta de trabalhadores, alguns dizem: É muito difícil trabalhar na agricultura e fogem do trabalho da ceara, principalmente em regiões onde o solo é duro e pedregoso.



Outras referencias bíblicas:

Mateus 9
36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
João 4
34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

Mateus 25
24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;


Joel 3
12-Movam-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.
13-Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam; porquanto a sua malícia é grande.
14-Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.

Isaías 63
1 Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? Este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
2 Por que está vermelha a tua vestiduras, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar?
3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestiduras.
4 Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado.
5 Olhei, mas não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a vitória; e o meu furor é que me susteve.
6 Pisei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e derramei sobre a terra o seu sangue.

Zacarias 12
9 E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem trespassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigénito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogénito.
11 Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
12 E a terra pranteará, cada família à parte:


Perguntas para meditação:

Que acontecerá as almas humanas, se o Senhor da ceara não encontrar ceifeiros a tempo de colhe-las através da mensagem do evangelho?
Certamente que grande parte das almas se perderão eternamente!

Se um dos motivos pelos quais somos salvos é para nós tornarmos ceifeiros, então porque não colhemos as almas, porque nós esquivamos das nossas obrigações?

O Senhor na ceifa separará os justos dos ímpios.
Mateus 13
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

38-O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
39-O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40-Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41-Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
Adriana  Santos
Palavra  do senhor  atravéz de  um   um  irmão   Carlos   Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário